Impostos chegam a custar metade do valor do material escolar

A carga tributária representa 50% do preço de uma caneta, de acordo com levantamento da Associação Comercial de São Paulo. Foram pesquisados 22 produtos relacionados à volta às aulas e em nove deles, a tributação é de mais de 40%. A entidade entende que os itens estão com sobretaxa.
Foto: Valéria Hein

Um levantamento realizado pela Associação Comercial de São Paulo, com base nos dados do Impostômetro, revela que os itens da lista de material escolar têm alta carga tributária, que pode chegar a quase 50% do valor do produto.

A caneta, por exemplo, tem tributação de 49,95%. A calculadora 44,75%, a régua 44,65%, a tesoura 43,54% e a agenda 43,19%. De 22 itens analisados, nove têm impostos acima de 40%.

O economista da associação, Ulisses Ruiz de Gamboa, explica que a porcentagem do imposto é definida de acordo com o consumo, mas o material escolar está sobretaxado.

A solução para diminuir os impostos de produtos comprados no mercado particular, como o material escolar, é enxugar os gastos públicos, segundo o economista.

A Associação Comercial de São Paulo defende que o material escolar seja classificado como itens de primeira necessidade, tais como alimentos, medicamentos e produtos de higiene. Assim, a carga tributária sobre esses itens poderia diminuir.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.