Ouça ao vivo

TJ-SP mantém Júri que condenou autor de assassinato de prefeito

Foto: Arquivo CBN

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve o júri realizado em Monte Mor que condenou Thiago Gomes Calado pelo assassinato do então prefeito do Município de Elias Fausto, Laércio Betarelli (PSDB), em outubro de 2015. Ele é acusado dos disparos de arma de fogo contra o prefeito, que visitava uma obra municipal e morreu no próprio local.

A decisão foi pela pena base, fixada em 18 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado. Quando  aconteceu o crime e houve o julgamento havia sido definido 21 anos de prisão. No entanto, não foi acatada a argumentação da defesa que tentou afastar um dos agravantes do crime, de “uso de recurso que dificultou a defesa da vítima por motivo torpe”.

O texto do relator do acórdão, desembargador Paiva Coutinho, diz que “foi devidamente comprovada, especialmente diante dos depoimentos das testemunhas presenciais, que declararam que o réu abordou a vítima de forma inesperada e efetuou diversos disparos de arma de fogo, causando a morte instantânea do político”.

O crime teria sido motivado por promessa de recompensa de um terceiro homem, que também está preso e julgado em outro processo. Quando concluiu o inquérito, a Polícia Civil apontou o empresário Sérgio Vicente Picão, de 42 anos, como mandante do crime. A investigação apontou que ele pretendia lançar loteamentos irregulares em Elias Fausto, mas os planos eram sempre frustrados por iniciativas do prefeito.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.