Materiais escolares estão até 30% mais caros

Foto: Arquivo CBN Campinas

O item que não pode faltar na lista de material escolar deste ano é a pesquisa de preços. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os itens de papel, como cadernos e agendas, terão reajustes de 20% a 30%, enquanto lápis, borrachas, canetas, mochilas e estojos sofrerão aumentos de 15% a 20%.

A aposentada Guiomar Silva conta que compra materiais escolares a cada dois meses e que percebeu os reajustes ao longo do ano.

A inflação acumulada no ano até novembro foi de 5,9%, taxa menor que os reajustes sobre os preços dos materiais escolares. De acordo com informações da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os aumentos nos preços do papel e do frete são outros fatores que deixaram as compras que precedem o início do ano letivo mais caras.

Para não repassar todos os aumentos aos consumidores, a gerente Rosangela Franco negociou os preços com as empresas que fornecem materiais para a papelaria que ela gerencia, porém, o aumento é inevitável em alguns casos.

A gerente Rosângela Franco informou também que quem busca economizar deve, além de pesquisar os preços, negociar descontos e formas de pagamento com os gerentes das papelarias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três maiores cidades da RMC não atingem meta de alfabetizar crianças de até sete anos em 2024

Casa da Sopa de Campinas

Casa da Sopa de Campinas enfrenta dificuldades e pede apoio com arrecadações

Campinas e Limeira estão nas primeiras colocações no Ranking do Saneamento

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.