A partir do dia 11 de janeiro os proprietários de veículos no estado de São Paulo devem começar a pagar o IPVA 2023.
Esse ano será possível parcelar o valor em até cinco vezes. Mas, quem decidir pagar o imposto à vista terá um desconto de 3%.
A maioria dos motoristas que passam pela região central já fizeram um planejamento para pagar o imposto à vista e conseguir esse desconto.
A Talita Cozzatti, Supervisora do IPVA na Secretaria da Fazenda, explica que quem optar por parcelar o imposto não terá qualquer tipo de juros ou desconto no valor final
Desta vez, dependendo do valor do IPVA, o sistema calcula automaticamente o número de parcelas em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e sem desconto. Cada parcela precisa ter o valor mínimo de R$ 68,52, o que corresponde a duas Unidades Fiscais do Estado de São Paulo
As alíquotas do imposto para veículos novos e usados continuam iguais às de dois anos atrás. São 4% do valor do veículo para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões; 1% para os veículos de locadoras.