O Bosque dos Jequitibás segue fechado neste início de ano. Em pleno período de férias os moradores de Campinas e região não contam com essa opção de lazer, que é sempre muito atrativa, especialmente para as crianças, que gostam de visitar os animais do parque.
O local está fechado desde 28 de dezembro do ano passado, que é quando ocorreu o trágico episódio em que uma figueira branca de 35 metros caiu sobre o carro de Guilherme da Silva de Oliveira, que estava passando pela rua General Marcondes Salgado. A vítima tinha 36 anos, e deixou esposa e dois filhos, de 5 e 7 anos.

Desde então o Bosque foi fechado de forma preventiva, e dois dias depois uma outra árvore caiu, na rua Pedro Álvares Cabral. Felizmente ninguém se machucou neste caso, pois a árvore atingiu somente a fachada de um imóvel. Antes, em 12 de dezembro, foram registradas quedas de árvores na parte interna do Bosque.
Por conta disso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou na semana passada uma operação de poda das copas de árvores que ficam nos limites externos do Bosque dos Jequitibás. Estão sendo cortados os galhos que ultrapassam o limite da cerca do parque municipal, e a pasta informou que a medida visa reduzir o peso das árvores, evitando novas quedas. Esse serviço ocorreu na rua General Marcondes Salgado e agora está acontecendo na Pedro Álvares Cabral.
E muita gente segue sem saber que o Bosque está fechado para visitantes. Na manhã de quinta-feira (12) a reportagem da CBN acompanhou sete famílias chegando ao local e vendo que o parque estava fechado. Antônio Barbosa veio de Paulínia com os dois filhos, e deu de cara com o portão fechado. Já o Cleiton Roberto veio de Sumaré com a família, incluindo três crianças, mas também teve de voltar para casa sem o passeio.
Além da poda das árvores, também foi iniciado um estudo especial das condições das árvores do parque, com análises visuais e de laboratório. Somente após a conclusão desses trabalhos é que haverá a reabertura do Bosque, mas a Prefeitura não estipulou um prazo para que isso ocorra.