Uma série de ações para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos está sendo proposta pelos vereadores Cecílio Santos (PT) e Paulo Bufalo (PSOL). O denominado Plano Municipal de Combate a Enchentes e Inundações em Campinas já foi protocolado na Câmara Municipal.
A proposta prevê que a Prefeitura apresente soluções urbanísticas para evitar e reduzir impactos de enchentes e inundações.
Os dois vereadores participaram em 2022 de uma Comissão de Estudo da Câmara sobre o tema, quando tiveram conhecimento de várias propostas apresentadas por ambientalistas e gestores públicos.
Estes especialistas citam, por exemplo, que a própria retirada desordenada de árvores urbanas, com falta de estudo e de manejo, causam bolsões de calor, que contribuem com esses eventos extremos.
Paulo Búfalo relata que a recomendação dos que atuam ativamente nessa área é por uma Legislação que cobre do poder público um planejamento para enfrentar períodos de fortes chuvas.
Ele explica que as ações precisam ser preventivas e não emergenciais, como ocorre hoje.
Se a proposta for aprovada, a prefeitura terá que criar projetos para enfrentar chuvas intensas, prever verbas no orçamento e buscar recursos para a realização.
Outra medida necessária, citada por Paulo Búfalo, é modernizar a legislação para aprovação de novos empreendimentos e loteamentos na cidade, prevendo práticas inovadoras para reduzir os danos causados pelas chuvas intensas.
Entre outros itens propostos no plano está a integração do sistema de alerta de eventos extremos e a criação de um fundo municipal para reunir recursos que poderão ser utilizados quando ocorrerem enchentes e inundações na cidade.
Se o projeto for aprovado, a prefeitura terá ainda que criar mecanismos para ressarcir rapidamente a população em caso de prejuízos materiais com os alagamentos e inundações.