A SETEC deve anunciar no começo de fevereiro a empresa responsável pelas obras de reconstrução do muro do Cemitério da Saudade, em Campinas.
Nesta sexta-feira, a autarquia municipal recebeu os envelopes com as documentações que certificam a capacidade técnica, bem como as propostas financeiras das empresas interessadas em realizar a obra.
Ainda neste mês, de acordo com informações da SETEC, serão analisadas as qualificações técnicas das interessadas. Na sequência, os envelopes serão abertos com as propostas financeiras para, então, definição da vencedora do certame.
A obra é estimada em seis meses. O projeto da reforma, elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, prevê a reconstrução dos 1076 metros lineares do muro, tendo em média 1,50 metro, e a instalação de gradil com 2,00 metros, totalizando em média 3,50 metros de altura. Após a instalação, será plantada cerca viva em toda a extensão.
Por ser tombado pelo Patrimônio Histórico de Campinas, o projeto passou por análise do CONDEPACC – Conselho de defesa do Patrimônio Cultural de Campinas, que aprovou a reforma.
O muro foi construído em 1880, sendo que a última reforma foi feita há mais de 15 anos.
Recentemente, três trechos do muro na Avenida Eng. Antônio Francisco de Paula Souza, caíram. A última vez foi em meados de dezembro passado, depois de uma forte chuva. No local, um tapume foi improvisado.
Em março, também de 2022, um outro trecho próximo também já tinha desabado e o local também foi fechado por meio de um tapume. A outra queda ocorreu em janeiro de 2021.