A prefeitura de Campinas seguiu a decisão do governo estadual e derrubou a obrigatoriedade da apresentação da carteirinha de vacinação contra covid-19 para entrar em espaços públicos e privados.
A medida era adotada principalmente em teatros, igrejas e cinemas.
Desde novembro de 2021, a prefeitura mantinha a orientação de que a apresentação de comprovante de vacinação e/ou exame negativo de covid-19 ficaria a cargo dos estabelecimentos.
Nesta quarta, decidiu que vai seguir o que implementou o Estado. Não haverá punição para a empresa que continuar exigindo a apresentação da carteirinha.
Já o uso de máscaras de proteção segue sendo obrigatório em hospitais, clínicas e unidades de saúde, e recomendado a pessoas com mais risco de contrair a covid-19.
Sobre as escolas: elas estão incluídas na decisão estadual. Só que a rede pública de ensino municipal de Campinas pede aos pais e responsáveis a carteirinha de vacinação dos alunos atualizada de acordo com os imunizantes para cada faixa etária.
Não é uma exigência para que os alunos possam assistir às aulas ou participar das demais atividades, mas, caso os pais ou responsáveis não apresentem a carteirinha de vacinação da criança ou do adolescente, a prefeitura faz uma comunicação ao Conselho Tutelar.