PM e Emdec fazem ação contra embriaguez ao volante no Carnaval em Campinas

Thayla Ramos/ CBN Campinas

O Carnaval e a volta às aulas nas universidades marcam o período escolhido para a campanha de segurança viária da Emdec, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, com o tema ‘Beber e Dirigir pode matar’. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, conta que a ação mira em um público específico. Em 2021, por exemplo, 44% dos sinistros de trânsito em Campinas foram causados por excesso de velocidade e embriaguez, segundo levantamento da Emdec. Os dados apontam ainda que 88% das vítimas são jovens do sexo masculino.

Pra conscientizar os motoristas sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, será adotado um ‘etilômetro passivo’ nas blitze educativas. É um pequeno bastão que capta a presença de álcool no ar. Ele vai indicar se os foliões das ruas e bares de Campinas devem voltar pra casa dirigindo ou se é melhor pegar uma carona.

Além da ação educativa, a operação vai contar também com apoio da Polícia Militar, que fará a fiscalização no trânsito. O Major da PM de Campinas, André Pereira, informou que serão monitorados 43 eventos na cidade durante os cinco dias de folia. E o major alerta: quem beber, além de preferir as caronas, pode contar também com o transporte coletivo. Pra atender os foliões, tem mudança também nos horários do transporte coletivo, com algumas linhas circulando mais cedo. Os horários dos ônibus durante o carnaval podem ser consultados no site da Emdec.

Estão previstas ainda abordagens em bares do Cambuí, Centro, Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio. Toda ação também terá apoio da Guarda Municipal para coibir atos de vandalismo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Caso Gabriela: preso o quarto suspeito de envolvimento no crime em Hortolândia

Vereador de Piracicaba é preso após denúncias de crimes sexuais

GCM de Limeira apreende caminhão com 5t de alimentos sem refrigeração

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.