Os três irmãos encontrados em situação de abandono e trancados dentro de um apartamento no Distrito do Matão, em Sumaré, na última quarta-feira, foram encaminhados para o sistema de acolhimento pelo Conselho Tutelar.
De acordo com informação da Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência, as duas meninas, de oito e seis anos, e um adolescente de 12, estavam sem água e com fome.
Os três irmãos são filhos de pais diferentes e afirmaram aos GMs que não conhecem eles. A mãe chegou a prestar depoimento, foi liberada mas vai responder pelo crime de abandono de incapaz.
De acordo com informações obtidas pelo G1 Campinas, a medida foi tomada por não haver informações sobre nenhum parente próximo que pudesse ficar com as crianças.
O Conselho Tutelar tentou entrar em contato com algum familiar e, por conta da falta de retorno, precisou acionar o mecanismo de Acolhimento Institucional Emergencial, que se trata da procura por um local que possa acolher os jovens.
No final de janeiro, outras três crianças, de 3, 7 e 11 anos foram encontradas sozinhas em uma casa suja e sem alimento na Vila Vitória, em Campinas.