IPCA sobe pelo 4º mês seguido; alimentos são os vilões do orçamento doméstico

Foto: Guilherme Leal

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país subiu 0,53% em janeiro É o quarto mês seguido de alta, segundo o IBGE. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,77%, praticamente uma estabilidade em relação ao avanço de 5,79% dos 12 meses imediatamente anteriores.
O maior impacto no mês veio de Alimentação e bebidas (0,59%), que contribuiu com 0,13 ponto percentual no índice. No grupo Alimentação e bebidas, os destaques ficaram com aumento nos preços da batata inglesa (14,14%), da cenoura (17,55%), do tomate (3,89%), das frutas (3,69%) e do arroz (3,13%). Já os destaques de queda ficaram com cebola (-22,68%), frango em pedaços (-1,63%) e carnes (-0,47%).


Enquanto os alimentos não param de subir, os consumidores precisam fazer o máximo pra conseguir manter uma boa alimentação sem gastar tento. A nutricionista Débora Prado costuma fazer compras no mercado municipal. Ela disse sentiu ao longo de 2022 a alta nos preços dos alimentos e se adequou a nova realidade.
Só que não são apenas os consumidores que sentem os reflexos desses aumentos. O comerciante William Keiji tem uma banca de frutas no mercado. Ele explica que não sobra alternativa a não ser repassar os aumentos para os clientes.
Outros itens que também pesaram no bolso do consumir são os do café da manhã. Leite e café, por exemplo. O economista Pedro de Miranda Costa , professor do Observatório PUC-Campinas, destaca outros itens que tiveram peso ainda maior no bolso do consumir

Ainda conforme especialistas, a alta de itens como a batata e o tomate se explica pela grande quantidade de chuvas nas regiões produtoras.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.