O Hospital Mário Gatti vai fazer, nesta terça-feira, um mutirão de cirurgias.
A realização dos procedimentos visa aproveitar a capacidade do centro cirúrgico que, nos feriados, não faz cirurgias eletivas.
Serão quatro cirurgias de retirada de vesícula biliar. A cirurgia é indicada a pacientes com cálculos que apresentam sintomas como dor no lado direito do abdome após alimentação rica em gordura, náuseas, vômitos e outros sintomas.
Os pacientes serão submetidos a procedimento com vídeo, técnica cirúrgica minimamente invasiva, que remove a vesícula e promove uma recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.
Outros cinco pacientes vão passar por cirurgia para correção de hérnia inguinal (também chamada de hérnia na virilha), situação que ocorre quando os tecidos do interior do abdome saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal, na região da virilha.
Ainda no feriado de Carnaval, um paciente com hérnia umbilical também será operado.
Esse tipo de hérnia se desenvolve quando há um deslocamento anormal de tecido pela parede abdominal, atrás do umbigo.