Obras de barragens de Amparo e Pedreira vão atrasar; cronograma está “em revisão”

Foto: Arquivo CBN

O Departamento de Águas e Energia Elétrica confirmou à CBN Campinas nesta quarta-feira que o cronograma de entrega das obras das barragens de água em Amparo e Pedreira está “em revisão”. 

O questionamento foi feito após a reportagem receber a informação de que, durante um encontro com representantes de prefeituras da região, as obras seriam suspensas devido a problemas contratuais, e que o atraso poderia chegar a mais de um ano.

Em nota, o DAEE rebate e afirma que os contratos estão “vigentes e em andamento”.

A construção das duas barragens é uma demanda que ficou ainda mais evidente após a crise hídrica que o Estado de São Paulo enfrentou em 2014. 

Em janeiro do ano passado, o então secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, disse à CBN Campinas que o novo prazo para funcionamento das barragens era em 2023. 

Já o superintendente do DAEE, Francisco Loducca, afirmou em agosto que as obras estavam no prazo e que tinham entrado em um ritmo positivo.

As obras têm como objetivo principal garantir a segurança hídrica de mais de 5 milhões de pessoas nas cidades de toda a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

As duas barragens tem o objetivo de regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 m³/s para 17,2 m³/s (mil litros por segundo) para demandas de abastecimento. 

São investidos ao todo R$ 527 milhões nas obras de construção das barragens que devem elevar a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ. 

Porém, será necessária uma outra obra. A implantação de um sistema adutor para levar as águas acumuladas nas barragens para as cidades.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.