Paulínia busca expandir economia além do Polo Petroquímico

Foto: Guilherme Pierangeli

Paulínia é a quarta cidade do estado e a décima nona do país no ranking em rendimento médio por habitante, segundo dados do IBGE. Além disso, a cidade possui o segundo maior salário médio mensal dos trabalhadores formais do estado, com quatro salários mínimos e meio.

Muito disso se deve à indústria petroquímica, já que a cidade tem a maior refinaria de petróleo do Brasil, a Refinaria de Paulínia da Petrobrás (Replan), que é responsável por grande parte da produção de combustíveis fósseis no país. E a presença da Replan atrai outras indústrias do segmento, gerando um polo petroquímico.

O Secretário de Governo e Relações Institucionais, Danilo Barros, ressalta a presença da Replan, mas destaca que Paulínia tem outros atrativos para empresas de segmentos variados. “Sem dúvida a Replan foi algo maravilho para a cidade de Paulínia, foi o que fez Paulínia ser o que é hoje, mas a cidade por si só tem um chamativo muito interessante para investimentos, é uma cidade muito bem localizada, ao lado de rodovias importantes, de aeroportos, não tão distante da capital”. Ele afirma que a instabilidade política, com a frequente troca de prefeitos e problemas na Justiça Eleitoral, afastava novas empresas da cidade, e que a estabilidade da atual administração encerra este problema.

A cidade tem a intenção de diversificar as atividades, e por isso investe para atrair indústrias de tecnologia. Há um um polo tecnológico em expansão, com a presença de empresas que lidam com software e hardware. “Agora em Março nós vamos ter o lançamento da pedra fundamental de um grande data-center aqui na cidade, que vai gerar muitos empregos e uma arrecadação muito importante para nosso município”, diz Barros.

No fim de 2022, foram sancionados o novo Plano Diretor e a nova Lei de Uso de Solo. As discussões arrastavam desde 2016, e agora a questão foi solucionada. Com o novo plano, a Prefeitura afirma que busca aprimorar o planejamento urbano da cidade, com a elaboração de propostas e novas ferramentas de políticas públicas voltadas ao macrozoneamento, zoneamento e regras urbanísticas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.