A ponte provisória construída entre os bairros Jardim das Bandeiras e Jardim São José está pronta. A previsão é que a obra seria entregue nesta semana, mas ainda não há uma data confirmada para a liberação do tráfego. A estrutura antiga foi destruída na forte chuva que caiu em Campinas na tarde do dia 19 de janeiro.
A passagem é na altura do número 400 da Rua Ferdinando Turquetti, sobre o córrego Taubaté. A obra foi executada pelo Exército, sob comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
De acordo com a prefeitura, a ponte metálica tem 40 metros de comprimento, 7 metros de largura, capacidade para suportar 60 toneladas e poderá ser usada por veículos e pedestres. A reportagem da CBN Campinas inclusive constatou a passagem de tratores sobre a estrutura.
O podador de árvores Elias José dos Santos é morador da região e conta que a ponte faz muita falta pro trânsito do local.
A dona de casa Maria Oliveira comenta o dia em que a antiga ponte ruiu sendo levada pela força da água.
A previsão é de que a instalação da ponte provisória beneficie cerca de 20 mil pessoas na região. O bairro usa o acesso para ir a unidades de saúde e escolas. Sem a ponte, é necessário recorrer a um caminho alternativo de mais de 5 quilômetros.