Promotoria abre procedimento para acompanhar plano municipal de educação

Foto: Valéria Hein

A Promotoria de Justiça de Campinas abriu um procedimento administrativo de acompanhamento para fiscalizar e incentivar a criação de um plano municipal para recuperar a defasagem escolar de crianças e adolescentes na cidade.

No pedido, o promotor Rodrigo Augusto de Oliveira considera que, durante a pandemia de covid-19, nem sempre foi possível criar condições de acesso a recursos tecnológicos para que professores, crianças e adolescentes, pudessem suprir a ausência nas escolas.

Ele ainda define a busca ativa como uma estratégia prevista na legislação e consolidada em diferentes políticas públicas, a exemplo da saúde e da assistência social e, mais recentemente, na educação.

A Promotoria pediu para a secretaria de Educação e às Diretorias de Ensino dados sobre eventuais medidas adotadas para garantir a busca ativa por estudantes que tenham se afastado da escola, assim como as voltadas à redução da defasagem.

A prefeitura de Campinas informou que já tem esse acompanhamento.

No ano passado, foi lançado o programa SuperAção, que é destinado aos alunos da Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é atuar em quatro frentes: reordenamento curricular (com a retomada de conteúdos pedagógicos), recursos humanos (contratação de profissionais e estagiários e formação e atualização), e tecnologia (com a compra de equipamentos para as escolas e alunos).

Essas frentes de trabalho são uma resposta aos resultados de uma avaliação diagnóstica, focada na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, aplicada em 2021, com o propósito de verificar os impactos causados pela ausência das aulas presenciais durante a pandemia.

A avaliação foi aplicada em 4.551 estudantes que cursaram o 4º e 5º anos. O resultado é que 15% não tiveram a alfabetização consolidada. Isso significa que eles não alcançaram os níveis desejados em leitura e escrita. Em um cenário sem pandemia, esses índices seriam de 7%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detento de ‘saidinha’ é preso após sequestrar idoso em Indaiatuba; resgate foi em Sorocaba

Explosão de gás deixa uma pessoa ferida em restaurante de Piracicaba

Vandalismo fecha duas praças de esportes para serviços emergenciais neste sábado em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.