Ouça ao vivo

Proposta do PIDS gera polêmica em Barão Geraldo

Imagem: Google Street View

A proposta de mudança no zoneamento para a criação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, o PIDS, vem gerando polêmica em Barão Geraldo.

Parte da comunidade do bairro demonstra preocupação de que o projeto possa comprometer o bioma e a situação da região.

É o caso do professor de Ciência Política da Unicamp, Vagner Romão, que reside no distrito.

Ele afirma, ainda, que haverá impactos sobre equipamentos de saúde, educação e mobilidade urbana, e que empreendimentos, como condomínios, tem sido criados na região sem que haja, ao menos, novo viário e equipamentos para que o aumento da população seja absorvido.

No distrito há também a proposta do HIDS, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, conforme explica Patrícia Mariuzzo, coordenadora da componente de comunicação do HIDS.

O PIDS abrange o Polo de Alta Tecnologia e a zona de expansão, o que inclui o HIDS, além da Unicamp, PUC, CNPEM e outras áreas de entidades e particulares.

A prefeitura de Campinas afirma que a mudança visa melhorar as condições de urbanização da área de 17 milhões de metros quadrados no distrito de Barão Geraldo.

Com a alteração da permissão de parte do distrito para zona mista, passariam a ser permitidas atividades econômicas comerciais ao lado de residências.

A implantação está prevista para ser realizada ao longo das três décadas, e o objetivo é atrair empresas de tecnologia da informação e desenvolvimento e pesquisa para Campinas.

A proposta prevê também a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região, além da ampliação das diretrizes viárias e destinação de áreas públicas, com a priorização do transporte público e modais sustentáveis, como ciclovias e ciclofaixas e estímulo ao pedestre.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.