CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Unicamp derruba exigência da vacina contra a Covid-19 para calouros do Vestibular 2023

A Comvest, Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, derrubou nesta quinta-feira (16) a exigência do comprovante da vacina contra Covid-19 para calouros do Vestibular

Unicamp derruba exigência da vacina contra a Covid-19 para calouros do Vestibular 2023
Foto: Valéria Hein

A Comvest, Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, derrubou nesta quinta-feira (16) a exigência do comprovante da vacina contra Covid-19 para calouros do Vestibular 2023. O documento não consta mais na lista de itens obrigatórios para os estudantes frequentarem as aulas. Apesar da mudança, a Unicamp, que também possui campi em Piracicaba (SP) e Limeira (SP), ressaltou que segue recomendando o cumprimento rigoroso do cronograma de vacinação.


A medida foi anunciada após o governo estadual decidir nesta quarta (15), proibir a exigência do passaporte da vacina em estabelecimentos públicos e privados, incluindo as instituições de ensino. No mesmo dia, a Unicamp informou que vai mudar regras que exigem a comprovação a alunos e servidores, mas sem detalhar essas alterações. A obrigatoriedade existia desde 2021.


As matrículas dos calouros começaram no último dia 7, na primeira chamada, e nesta semana ocorreu também a segunda convocação. O comprovante vacinal, porém, não era exigido para esta reserva de vaga, mas dentro de um prazo de 30 dias, junto com outras documentações pessoais e acadêmicas do estudante.


Em outubro de 2022, a Unicamp confirmou ter desligado 1.311 alunos que não apresentaram o comprovante da vacina, a maior parte, das graudações da área de tecnologia. Pouco antes das aulas começarem, em março do ano passado, 9,1% dos alunos ainda estavam com a pendência.


O portal g1 também questionou a Unicamp para saber se a mudança na exigência do passaporte da vacina pode abrir alguma brecha para recurso destes ex-alunos que foram desligados, mas ainda não teve retorno.


A Unicamp tem hoje cerca de 35 mil alunos matriculados na graduação e na pós-graduação, além de 1.934 docentes e 6.489 funcionários. Sobre o uso de máscaras de proteção contra a Covid, que era obrigatório, a Unicamp disse ao portal g1 Campinas que também vai estudar se esse protocolo será alterado.


Ainda há outras chamadas previstas de candidatos que fizeram o vestibular 2023. As aulas começam no dia 2 de março.

Compartilhe

Conteúdos