Após abandono em posto, moradores se queixam de crimes na região do Bonfim

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

O comerciante Edilson Fernando Gambeta Júnior é dono de um bar tradicional na região do Bonfim, em Campinas. Recentemente, o toldo automático do estabelecimento e as barras de sustentação foram furtados durante a madrugada. Segundo ele, esse foi dos vários furtos que ocorreram no bar. O prejuízo já chega a R$ 15 mil. O comerciante afirma que usuários de drogas e pessoas em situação de rua têm circulado pelo bairro. Eles passam a noite em um posto de combustíveis abandonado na Avenida Alberto Sarmento, no cruzamento com a Rua Erasmo Braga, um dos pontos mais movimentados de Campinas. O posto está cercado por tapumes. Mesmo assim, pessoas invadem o local para passar a noite.

Na mesma região, um restaurante foi invadido quatro vezes recentemente. O dono, Rodrigo Cavalari, conta que ainda se recupera do prejuízo. As residências também são alvo dos criminosos, que pulam os muros das casas para pequenos furtos, e levam itens como torneiras e botijões de gás. No comércio local, o cenário tem espantado os clientes.

Moradores e comerciantes se uniram em um grupo de vizinhança solidária, em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg, para pedir mais segurança às autoridades. A CBN Campinas entrou em contato com a Polícia Militar para questionar o patrulhamento na região. Em nota, a Terceira Companhia, responsável pela região, informou que têm participado dos encontros com o Conseg. Foram 15 reuniões ao longo de 2022 até agora.

No ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o efetivo da Terceira Companhia conseguiu reduzir todos os indicadores criminais. A nota afirma ainda que no último dia 23, houve um flagrante de furto de veículos, com dois homens presos pela PM e R$ 60 mil em produtos subtraídos de uma loja de motocicletas recuperados.

Sobre o posto abandonado na Avenida Alberto Sarmento, a Prefeitura de Campinas informou que o responsável pelo imóvel pediu um alvará de demolição à Secretaria de Planejamento e Urbanismo no final de 2020. Uma equipe de fiscalização do Departamento de Controle Urbano irá ao local nos próximos dias verificar se o imóvel está isolado adequadamente. Afirmou ainda que no caso de imóveis particulares desocupados, a responsabilidade pela manutenção é do proprietário, que deve manter o local seguro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas: bingo clandestino é fechado pela segunda vez em uma semana

Polícia investiga desvio de medicamentos controlados no Hospital Samaritano, em Campinas

Justiça determina acolhimento de 104 gatos em Valinhos após risco de despejo  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.