A Lagoa do Taquaral foi reaberta ao público neste sábado (25), às 6h da manhã. A retomada ocorre depois de dois meses de interdição, após o acidente que matou uma criança de 7 anos e feriu uma mulher. Música ao vivo e movimentação intensa marcaram as primeiras horas da reabertura de um dos espaços mais tradicionais de Campinas. Moradores da região aproveitaram a manhã para caminhar com a família e curtir a academia ao ar livre. O parque ficará aberto para visitação até 21h.
Todos os equipamentos e a maioria dos espaços estão liberados para uso da população, incluindo os pedalinhos, a visitação na Caravela, as quadras poliesportivas, a área do cartódromo, o Parcão e a academia da terceira idade. Apenas o bondinho ainda não funcionará, porque está em manutenção.Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a pista de caminhada poderá ser utilizada desde o portão 1 até o lago dos patos, no sentido horário. “O lago dos patos ficará interditado até que sejam recolhidos restos de galharias e de extração de árvores do local. A área de fragmento de eucaliptos também segue interditada até que seja finalizado o manejo”, informou.
A Prefeitura de Campinas informou que o parque foi aberto com toda segurança, após terem sido sanados todos os riscos de queda de árvores ou galhos. No dia 24 de janeiro, a queda de um eucalipto de 20 metros matou a menina Isabela Tiburcio Fermino, de 7 anos. Recentemente, laudos dos institutos de Pesquisa Tecnológica (IPT) e Biológico (IB) de SP que analisaram a árvore apontaram o solo encharcado como uma provável causa do tombamento da árvore.