Um criadouro clandestino de porcos foi fechado nesta quarta-feira na área rural de Limeira. Após denúncia anônima, o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil, por meio da DIG, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Zoonoses e a Secretaria de Proteção e Bem Estar Animal estiveram no local.
De acordo com informações da GCM, o criadouro clandestino funcionava no bairro do Pinhal. Os agentes encontraram mais de 120 suínos em situação insalubre. Havia um animal morto entre eles, como diz o diretor de Proteção e Bem Estar Animal da cidade, Reinaldo Belucci.
O setor de meio ambiente constatou crime ambiental, segundo Fábio Ferraz Peixoto, do Departamento de Fiscalização Ambiental, pois os dejetos dos animais contaminam os lençóis freáticos.
Ainda foram localizadas larvas de dengue e carcaças de aves. Segundo a GCM, o proprietário do local já havia sido notificado anteriormente para fazer as adequações, mas alegou que nesta época de chuvas não foi possível.
A Polícia periciou e vistoriou o local. O dono foi autuado e deve responder por crime ambiental e maus-tratos a animais.