Uma menina de 11 e um menino de 5 anos foram resgatados pela Guarda Municipal (GM) de Campinas dentro de uma casa com sinais de abandono, no bairro Indianópolis, na tarde desta sexta- feira (10). A equipe chegou ao endereço após uma denúncia anônima e encontrou as crianças sozinhas e com fome. Na casa, havia alimentos estragados e cômodos sujos. O caso foi apresentado na 2ª Delegacia Seccional.
Em entrevista à CBN Campinas, o supervisor do grupo de ações especiais da GM, Francisco Costa, a menina relatou que a mãe é usuária de drogas e não aparecia no imóvel há cerca de três dias e que o pai trabalha entre 5h e 20h todos os dias. Com isso, ela e o irmão ficam a sós a maior parte do tempo. Ao meio-dia ela vai para a escola e retorna às 17h. Nesse período, a criança menor fica sozinha.
Ainda de acordo com Costa, diversos produtos alimentícios estragados estavam espalhados pela residência, que estava bagunçada e suja. O banheiro estava com fezes na privada, as roupas reviradas e havia muito sinal de sujeira. As crianças estavam com fome e quando chegaram aqui na Seccional, a corporação comprou dois marmitex para elas.
O Conselho Tutelar da Região Sudoeste foi acionado, mas não compareceu e solicitou que as crianças fossem entregues ao pai, que foi localizado durante a ocorrência e compareceu à delegacia. A perícia esteve na casa e o caso deve ser investigado pelo 6° DP (Distrito Policial), que vai apurar se houve risco efetivo à integridade física das crianças.