Ouça ao vivo

Chat GPT: É possível ganhar dinheiro com a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que está revolucionando a forma como as empresas operam e, consequentemente, como elas geram receita. Mas a pergunta que fica: é possível ganhar dinheiro com essa tecnologia?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que está revolucionando a forma como as empresas operam e, consequentemente, como elas geram receita. Conforme aponta uma pesquisa realizada pela Grand View Research, o mercado global de tecnologias de IA deve atingir o valor estimado em US$ 733,7 bilhões até 2027, impulsionado pelo aumento da demanda por soluções de automação e análise de dados.

A Amazon, gigante do varejo digital internacional, é um exemplo bem-sucedido da implementação da IA em negócios. A empresa utiliza a tecnologia em seus algoritmos de recomendação de produtos, resultando em um aumento significativo nas vendas e em uma experiência de compra mais personalizada para o cliente.

No Brasil, a IA está ganhando espaço e sendo adotada por empresas de diversos setores, como saúde, finanças e varejo. Uma pesquisa da Accenture aponta que a IA tem o potencial de acrescentar US$ 215 bilhões à economia brasileira até 2035, impulsionando o crescimento e a competitividade do país.

E o que dizer do Chat GPT? Certamente você já ouviu falar sobre essa ferramenta. O Chat GPT é uma solução de IA desenvolvida pela OpenAI, que oferece respostas e soluções para diversas perguntas e problemas. Uma das personalidades envolvidas na criação do Chat GPT é o famoso empresário sul-africano Elon Musk. Considerado uma celebridade no mundo dos negócios e um gênio visionário, Musk é conhecido por suas ideias inovadoras e por ser um dos principais defensores do uso da tecnologia para o avanço da humanidade.

Uma das principais vantagens do Chat GPT é sua capacidade de responder perguntas e solucionar problemas de forma rápida e eficiente. As empresas podem utilizar o Chat GPT para automatizar o atendimento ao cliente, oferecendo respostas instantâneas para as perguntas mais frequentes e reduzindo o tempo de espera do cliente.

Além disso, o Chat GPT também pode ser utilizado para análise de dados e tomada de decisões. A ferramenta pode ser programada para analisar dados em tempo real e oferecer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, tendências de mercado e oportunidades de negócios.

Outra aplicação do Chat GPT é a personalização da experiência do cliente. Com a ferramenta, as empresas podem criar chatbots personalizados que se adaptam às preferências e necessidades de cada cliente, oferecendo uma experiência mais relevante e satisfatória.

Embora exista uma preocupação com a substituição do trabalho humano pelo Chat GPT, é importante lembrar que a ferramenta foi desenvolvida para auxiliar os profissionais em suas tarefas diárias, e não para substituí-los. O Chat GPT e outras aplicações similares podem ser vistas como ferramentas que ajudam a otimizar e melhorar o desempenho humano. Com sua capacidade de analisar dados, oferecer insights valiosos e automatizar tarefas rotineiras, essas ferramentas podem ajudar os profissionais a se concentrarem em tarefas mais importantes, como estratégias de negócios e atendimento personalizado ao cliente.

Na prática, ao invés de tirar, a IA tem o potencial de gerar empregos qualificados e impulsionar o crescimento econômico. À medida que as empresas adotam essas tecnologias, novas oportunidades de trabalho surgem para os profissionais qualificados em tecnologia da informação, engenharia de software e análise de dados. Além disso, a IA pode ajudar a identificar novas oportunidades de negócios e a impulsionar a inovação em diversos setores.

No entanto, é importante lembrar que a IA ainda está em constante evolução e que seu uso deve ser ético e responsável. É necessário garantir que as ferramentas de IA não sejam usadas para fins prejudiciais ou discriminatórios, e que a privacidade e segurança dos dados dos clientes sejam protegidas.

Como dito acima, em vez de substituir o trabalho humano, estas novas tecnologias podem ser vistas como ferramentas que ajudam a otimizar e melhorar o desempenho humano. Com sua capacidade de analisar dados, oferecer insights valiosos e automatizar tarefas rotineiras, o Chat GPT e outras aplicações similares, podem ajudar os profissionais a se concentrarem em tarefas mais importantes, como estratégias de negócios e atendimento personalizado ao cliente. Tanto é verdade, que algumas pesquisas para a construção deste texto eu fiz exatamente com o apoio destas ferramentas!

Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN.

Para você que estiver ouvindo esse episódio pelo Spotify não esqueça de clicar no botão “seguir”, e se você estiver ouvindo pelo Apple Podcasts deixe suas 5 estrelas e comentário.   Tem algum comentário sobre o novo formato do podcast? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Quero saber sua opinião, me procure no Instagramtwitter e no Facebook para gente continuar este diálogo. 

Samuel Leite é jornalista, publicitário, especialista e consultor em tecnologia da CBN Campinas. Líder da Digitale Content, fundador da mercado sonoro – produtora de podcast corporativos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.