Emdec revê exclusividade de faixas para ônibus em Campinas

Faixa exclusiva na Avenida Benjamin Constant, em Campinas. Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Várias faixas exclusivas permanentes para a circulação de ônibus do transporte coletivo em Campinas tiveram liberação para tráfego fora dos horários de pico. A mudança foi informada pela Emdec à CBN Campinas, e inclui a Avenida Orosimbo Maia, entre a Rua Dr. José de Campos Novaes e a Avenida Brasil; Rua José Paulino, entre a Rua General Osório e a Avenida Orosimbo Maia; Rua General Osório, entre as avenidas Francisco Glicério e Anchieta; e também a Avenida Lix da Cunha, nos dois sentidos de circulação. Nesses pontos, a exclusividade passa a valer somente em dias úteis e nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h; e das 16h às 19h, quando a circulação dos ônibus é maior.

A Emdec afirmou que vem promovendo alterações nas faixas exclusivas desde o segundo semestre de 2022, de modo a priorizar o transporte coletivo nos horários de pico e a fluidez do trânsito em geral nos demais horários. A mais recente ocorreu na Avenida Benjamin Constant, onde a faixa exclusiva tem um quilômetro. Recentemente, novas placas foram instaladas informando que a regra vale durante os horários de pico. A mudança, porém, ainda não consta no site da Emdec, que informa que a faixa exclusiva na Benjamin Constant é permanente. Contradição que confunde o condutor. O motorista Paulo César Felipe conta que o medo é usar a faixa exclusiva fora dos horários de pico, e mesmo assim, ser multado.

Transitar indevidamente nas faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. Nos horários de picos, o motorista afirma que o desrespeito nas faixas exclusivas é maior. Ele conta que é constante se deparar com carros estacionados ou circulando na faixa proibida, o que dificulta o trânsito.

Sobre a mudança, a Emdec informou, em nota, que desde o dia 17 de fevereiro, as faixas dedicadas ao transporte público coletivo na Avenida Benjamin Constant, no trecho entre as avenidas Anchieta e Andrade Neves, também passaram a ser exclusivas somente em dias úteis e nos horários de pico.

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas é feita pelos Agentes da Mobilidade Urbana, seja nas ações programadas ou nas rondas realizadas na região central. A Prefeitura informou ainda que a atualização das informações, no portal da Emdec, está em andamento, e que a sinalização viária, no local, é o que prevalece.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas: bingo clandestino é fechado pela segunda vez em uma semana

Polícia investiga desvio de medicamentos controlados no Hospital Samaritano, em Campinas

Justiça determina acolhimento de 104 gatos em Valinhos após risco de despejo  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.