Campos, quadras e tatames: a cidade de Louveira também cresce no esporte. Além da prática esportiva de alto rendimento, a cidade proporciona esporte e lazer para a população. Com 30 modalidades esportivas oferecidas, a Secretaria de Esporte atende mais de 15 mil atendimentos e mais de 360 turmas espalhadas pelos bairros da cidade.
O Secretário de Esporte do Município, Erasmo Tarallo, afirma que apesar dos reflexos da pandemia no início da gestão, a secretaria conseguiu ampliar e desenvolver projetos para os moradores de Louveira e que pretende ampliar ainda mais a prática esportiva na cidade.
“Nós passamos o primeiro ano em meio a pandemia, mas desenvolvemos vários projetos para a cidade de Louveira no esporte desde a iniciação até o alto rendimento e nós pretendemos com os projetos futuros para 2023 e 2024 aumentar a participação da população. Ampliar o projeto atleta do futuro que é uma parceria com o Sesi onde atendemos mais de mil alunos nas modalidades. A gente quer também realizar etapas de artes marciais que nós temos judo, karatê e taekwondo em nível estadual e nacional”.
Nas quadras, o Vôlei Feminino ganha destaque em Louveira. A equipe participou da última edição da Superliga C e de importantes campeonatos estaduais em diversas categorias. Além do esporte de alto rendimento o projeto da modalidade também atenda mais de 300 crianças nas escolinhas
“Disputar os campeonatos de base que nós estamos entrando no sub-15, 17, 19, 23 principalmente no vólei feminino que hoje nos temos o projeto profissional do Volei onde com isso nós estamos atendendo mais de 300 crianças nas escolinhas de vólei então houve um crescimento muito grande do vólei feminino aqui na cidade e nós estamos incentivando toda a base e representar no Paulista e na superliga C com o Vôlei novamente”.
O futsal e o futebol também são modalidades que crescem na cidade. A Copa Louveira de Futsal de Louveira está na sua terceira edição com oito equipes brigando pelo titula da competição. A cidade também fez boas campanhas na Taça EPTV de futsal. Ano passado, a cidade foi vice-campeã na região de Campinas perdendo a decisão para Indaiatuba, mas esse busca vai em busca do título. A cidade também deve participação da Liga Paulista nas categorias menores. No futebol amador, a estimativa é que mais de seis mil pessoas estejam envolvidas na edição de 2023, segundo o secretário de esportes de Louveira
“Para 2023 serão sete competições amadoras envolvendo as modalidades de futebol e futsal. A estimativa é que a secretaria de esportes é a participação de seis mil envolvidos direta e indiretamente: dirigentes, comissão e atletas que participarão dos campeonatos amadores da nossa cidade. Mas, o esporte no município vai muito além do Campeonato amador”.
Além de formar atletas, o foco da secretaria é desenvolver entretenimento, lazer e diversão e comemorações para a população de Louveira.