A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas informou que devem ser reabertos até o final deste mês para visitação pública a Lagoa do Taquaral, a Pedreira do Chapadão e o Bosque dos Italianos. Atualmente, 12 parques e bosques seguem fechados de um total de 25.
A reabertura se dará depois de um trabalho realizado nos locais de poda e extração de árvores. Os espaços municipais foram fechados para o público após um eucalipto cair e matar uma criança de 7 anos na Lagoa Taquaral, em 24 de janeiro passado, e ainda deixar uma jovem gravemente ferida naquela data. Ela já teve alta e se recupera em casa.
No caso da Pedreira, o espaço já havia sido fechado um dia antes em função do deslizamento de terra e de pedras.
Ao g1, o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que o trabalho de manejo na Lagoa do Taquaral e no Bosque dos Italianos está em fase final. Já em outros parques, os trabalhos seguem e novas datas de reabertura ainda devem ser anunciadas.
Já com relação à abertura do Bosque dos Jequitibás, ainda não há uma data definida. Isso porque, segundo o secretário, haverá a necessidade de extrair 108 árvores do local.
Ele informou que, para isso, depende da aprovação do Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) uma vez que trata-se de um fragmento florestal tombado e o manejo precisa ser aprovado pela entidade. Além disso, segundo ele, o relevo é irregular o que dificulta o acesso.
Em 28 de dezembro de 2022, uma figueira branca de 35 metros atingiu um carro e provocou a morte do motorista, de 36 anos.