Um posto de combustíveis no bairro Castelo, em Campinas, teve bicos e tanques interditados na tarde desta terça-feira (21) pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) por vender gasolina comum e aditivada com percentual de etanol anidro acima do aceitável na composição. Os combustíveis tinham 61% e 54% de etanol anidro, respectivamente, enquanto a legislação permite somente até 27% em ambos os casos.
Também existe a suspeita de que a quantidade de metanol no etanol hidratado esteja irregular, o que ainda será confirmado em laboratório. O limite é de 0,5%. A agência autuou o estabelecimento e também interditou 12 bicos em quatros tanques do posto que continham esses combustíveis.
De acordo com a ANP, “as interdições não são formas de punição, mas sim uma medida cautelar para proteger o consumidor”. Os autuados vão passar por um processo administrativo e, se as irregularidades forem comprovadas, podem pagar multa de até R$ 5 milhões, além de ter o funcionamento do posto suspenso e revogado em caso de reincidência. As informações são do portal g1.