Funcionários da prefeitura fizeram nesta quarta-feira um mutirão contra o mosquito da dengue no bairro Campina Grande, que fica na região do Campo Grande. O bairro foi escolhido por conta da alta densidade larvária, que é quando existem muitos criadouros do mosquito Aedes aegypypti com larvas. Trata-se da maior infestação na cidade e no bairro existem 26 casos suspeitos de dengue em investigação, como detalha Fausto Marinho, coordenador do programa de arboviroses de Campinas.
A dona de casa Iasmin Rocha recebeu uma agente de endemias durante a ação. Ela está grávida e contou que o quintal dá casa dela está cheio de pernilongos. Ela recebeu orientação sobre a limpeza do local.
Estiveram no mutirão funcionários da defesa civil e foi disponibilizado um caminhão para fazer o recolhimento de materiais que pudessem servir como criadouro para o mosquito da dengue. Os moradores também receberam orientações sobre os sintomas da doença. Segundo a prefeitura de Campinas, de janeiro até o dia 15 de março, a cidade registrou 453 casos de dengue. Foram confirmados cinco casos de chikungunya, sendo 1 autóctone. Não houve notificação de casos de zika. Nenhuma morte foi registrada.
Por isso pra frear o avanço da dengue é importante que os moradores se conscientizem e sigam o exemplo da dona de casa Iranilde Batista de Oliveira que falou sobre a importância de cada um cuidar do próprio quintal.
A prefeitura de Campinas informou que programa outros mutirões para os próximos dias em diferentes regiões da cidade.