Reunião do Conselho da RMC foca criação de novo hospital

Foto: Guilherme Leal

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) realizou nesta sexta-feira (17), em Campinas, uma reunião para apresentar um estudo foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre a situação da saúde na RMC.

Em entrevista à CBN Campinas, o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), explicou que o estudo vai subsidiar os municípios visando a construção de um hospital metropolitano, com o objetivo de desafogar o atendimento nos hospitais da região. “O resultado desse trabalho chegou a conclusão de que há necessidade, o Hospital das Clínicas já está superlotado, já perdeu sua função principal, a nossa ideia é que em parceria com a Unicamp, temos um terreno de 50 mil metros, que seja doado ao estado, e ali se construa 400 novos leitos, investimento de R$ 400 milhões, custo de manutenção de mais R$ 400 milhões, mas é essencial a gente ter a possibilidade de a gente atender a população com mais leitos de hospital, se faz necessário”.

Ele afirmou ainda que desde a década de 1980 não há investimento por parte do estado em novos leitos de hospital na RMC. Reis disse também que ele e os demais prefeitos da região estão tratando do assunto com o Governo do Estado. “Olha eu sinto que o governador Tarcísio (de Freitas) está muito atuante no sentido de resolver os problemas no estado, eu disse a ele que os dois principais temas da RMC são o Trem Intercidades, sonho da nossa região, e o Hospital Metropolitano, senti muito boa vontade dele e a gente poder engajar, eu já iniciei essas conversas com outros dois governadores no passado, infelizmente não deu, mas eu tenho muita esperança que o governador Tarcísio implemente este hospital”.

Também esteve presente no evento o Prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), que destacou a necessidade de novos equipamentos de saúde na cidade para atender não apenas a população de Campinas, mas de toda a região. “O Hospital Metropolitano é fundamental para que o estado possa ter uma presença maior principalmente na assistência de nível secundário na região de Campinas, no caso da Prefeitura de Campinas, por exemplo, o atendimento pediátrico e o materno-fetal tem períodos do ano que 35% do atendimento é de pessoas de fora de Campinas, isso tem que ser discutido regionalmente”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Final da Taça das Favelas muda trânsito ao redor do Brinco de Ouro

Americana tem menor índice de analfabetismo da RMC

Rua Irmã Serafina será bloqueada neste domingo; veja alternativa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.