Os usuários do transporte coletivo de Campinas não gostaram da mudança que começou a valer nesta quarta-feira (29) nas linhas 330 e 333. Elas não param mais no Terminal Central. Outra mudança é que que os ônibus das duas linhas devem atender o Terminal a partir das 20h30, e sempre no período da noite, confundindo ainda mais os usuários.
A Emdec afirma que o motivo é a obra de recomposição das juntas de dilatação, e uma forma de tentar reduzir a quantidade de veículos passando pelo trecho, que vai ficar mais congestionado durante o período de trabalhos.
Porém, a CBN Campinas apurou que o real motivo é o início da operação da linha BRT10, que vai ligar o Terminal Ouro Verde ao Terminal Central.
As linhas 333, que liga o Terminal Barão Geraldo ao Centro, e a 330, que sai da Unicamp e vem ao Centro, passam a parar no ponto da Avenida Senador Saraiva, com embarque e desembarque à esquerda, depois dão a volta no Cury e seguem o itinerário pela Avenida Dr. Moraes Salles.
Os usuários não gostaram. A assessora Sandra Vieira reclama do tempo de deslocamento e ela já tá pensando nos dias de chuva em como vai ser.
A Gleice Lima trabalha em uma escola e usa as linhas 330 e 333. Ela tá preocupada com o fato de ter que sair do terminal principalmente durante a noite.
Nós também ouvidos muitas reclamações sobre as mudanças no ponto de ônibus da rua Senador Saraiva no cruzamento com a 13 de Maio. Por lá agora segundo o que nós apuramos, cinco linhas vão paarar no mesmo ponto e um pouco abaixo três linhas que rodam com veículos articulados, seguem parando no ponto. Hoje de manhã houve tumulto e até por volta de 8h30 da manhã agentes da Emdec estavam no local orientando os passageiros.
O estudante Leonardo Franco usa as linhas que sofreram mudanças para ir até a Unicamp. Ele conta que só soube da mudança dois dias antes dela entrar em vigor e também tá preocupado com a segurança.
Essas mudanças todas também estariam acontecendo por um plano de ativação na linha BRT10 é uma tentativa da Emdec de fazer o corredor do Ouro Verde de ônibus rápido, que foi abandonado pelo consórcio construtor há dois anos, ser minimamente operacional.
A Emdec encaminhou nota à CBN Campinas em que afirma que a equipe operacional de transporte da companhia acompanhou as alterações, durante toda a manhã, nas regiões das avenidas Senador Saraiva e Dr. Moraes Salles; além da circulação no Terminal Central.
A equipe identificou alguns pontos para melhoras e necessidades de readequações nos locais de embarque e desembarque da Avenida Senador Saraiva, sobretudo sobre o posicionamento de algumas linhas. Relatório com as sugestões de melhorias será elaborado; e discutido tecnicamente para ser colocado em prática. Sobre a retirada do gradil, a sugestão também está em análise.