O flagrante foi feito na Avenida das Amoreiras, na região da Lagoa do Mingone, ao lado da ponte do Rio Capivari. O rebanho de cabras invadiu a pista e atravessou a via, impedindo o trânsito. O sociólogo Eliseu Cirino, que passava pela avenida, conseguiu parar o carro sem causar um acidente. O mesmo aconteceu com o motorista nos últimos dias em outro ponto de Campinas, na Avenida John Boyd Dunlop, onde segundo ele, o problema é recorrente.
Para garantir a recolha adequada de animais em vias de Campinas e evitar acidentes de trânsito, a Emdec iniciou em março uma ação em parceria com outros setores da Prefeitura. Participam o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas, da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Guarda Municipal, dando apoio em ocorrências envolvendo o proprietário do animal. Em ação-piloto, um cavalo foi recolhido na Avenida John Boyd Dunlop, próximo à Rua Benedito Franco, no dia 9 de março.
Em nota, a Prefeitura informou à CBN Campinas que desde o começo da parceria, já foram realizadas três ações conjuntas, com 14 animais recolhidos, todos equinos. Em caso de urgências com animais circulando em vias da cidade, o motorista pode entrar em contato com o ‘Fale Conosco’ da Emdec, pelo telefone 118, e acionar opção 1, ‘Emergências de Trânsito’. A Emdec acionará o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e a GM; e as três equipes trabalharão na ocorrência.