CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após incidentes com aves, DLU começa a limpar área ao redor de Viracopos

Após o registro de um novo incidente com aves no Aeroporto de Viracopos, o Departamento de Limpeza Urbana da prefeitura de Campinas começou um mutirão para combater o descarte irregular

Após incidentes com aves, DLU começa a limpar área ao redor de Viracopos
Foto: Prefeitura de Campinas

Após o registro de um novo incidente com aves no Aeroporto de Viracopos, o Departamento de Limpeza Urbana da prefeitura de Campinas começou um mutirão para combater o descarte irregular de lixo e entulho ao redor da área aeroportuária.

Duas equipes, com dois caminhões e uma retroescavadeira cada, vão ficar fixas, de segunda-feira a sábado, nas cabeceiras do aeroporto, uma na região do Jardim Campo Belo e outra no Jardim Adhemar de Barros, no Distrito do Ouro Verde.

As equipes começaram logo pela manhã a remover todos os resíduos descartados irregularmente nessas áreas.

Além de entulho, lixo orgânico está sendo jogado nas ruas, o que atrai as aves para a região.

A expectativa é coletar cerca de 80 toneladas por dia nas cabeceiras.

Como parte de educação ambiental, um carro de som vai começar a circular nesta semana com mensagens sobre os dias da coleta domiciliar nessas regiões e os riscos relacionados ao descarte irregular, incluindo resíduos orgânicos e animais mortos, em relação aos voos de aviões.

Outras ações para melhorar as condições da coleta e evitar o descarte estão sendo discutidas pelo Comitê Municipal para o Gerenciamento do Risco da Fauna no Entorno dos Aeroportos de Viracopos e dos Amarais.

No começo do mês, um avião da Azul se chocou contra uma ave. O bico ficou totalmente amassado e a aeronave teve que retornar. Aquele foi o 18º incidente registrado em Campinas desde o começo de 2023.

Conteúdos