Após reajuste, remédios estão até 5,6% mais caros

Foto: Guilherme Pierangeli

Desde o último sábado (1) os remédios estão mais caros em todo o Brasil. O Governo Federal autorizou um reajuste de até 5,6% no preço dos medicamentos em geral. Este percentual foi autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, que é ligado à Anvisa, e foi definido com base na inflação medida entre março de 2022 e fevereiro de 2023, que foi de exatamente 5,6%.

Sérgio Barreto, CEO da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), explica o motivo do reajuste.” Ele é o reajuste inflacionário, ou seja, ele vem cobrir aumento de despesas da produção, salários, encargos, questão de logística, então esse ano ele está estimado em 5,6%, é um aumento linear, ou seja, que vai ser aplicado em todos os medicamentos, e ele repõe a inflação do setor”.

E contra o aumento de preços, não há remédio que resolva. Ainda mais para quem precisa comprar determinados medicamentos regularmente. Caso da funcionária pública, Doralice do Amaral, que afirmou estar preocupada com o reajuste. “Sim porque eu uso remédio contínuo, e alguns são bem caros, eu preciso pois fiz cirurgia no coração, eu tenho pressão alta, eu tenho remédio pra diabetes, colesterol, são remédios que em si já são caros, e com esse aumento vai afetar todo mundo, com certeza”.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), apesar da divulgação do teto do reajuste para este ano ser de 5,6%, isso provavelmente não vai limitar que aumentos abusivos sejam aplicados em remédios nos próximos meses.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.