Campinas registra primeira morte por dengue em 2023

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta segunda-feira (10) a primeira morte por dengue de 2023. O óbito foi registrado no dia 4 de março e era investigado pelo Departamento de Vigilância em Saúde. A vítima, um homem de 86 anos, era morador da área de abrangência do Centro de Saúde Taquaral, na região leste da cidade, mas foi atendido na rede privada. 

A causa do óbito foi confirmada após análises de prontuários, relatórios e exames. De janeiro até agora, Campinas registrou 2.467 casos de dengue. Até então, a última morte por dengue havia sido registrada em abril de 2022, ano em que a cidade contabilizou, ao todo, quatro mortes por dengue e 11.276 casos da doença. 

A Vigilância em Saúde informou que assim que foi notificada do caso confirmado, foram desencadeadas todas as ações preconizadas de controle e prevenção na localidade da moradia do paciente. Foram realizados controle de criadouros, busca ativa de pessoas com sintomas e nebulização.

A Prefeitura de Campinas afirmou que mantém ações de combate e prevenção à dengue no município, com eliminação de criadouros, ações educativas e de mobilização da sociedade e organização e limpeza da cidade. Disse, no entanto, que é preciso uma contrapartida da sociedade. As pessoas precisam eliminar tudo o que possa acumular água e dar a destinação correta ao lixo. 

As pessoas que apresentarem febre associada a dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas, vômitos ou dor abdominal devem procurar o serviço de saúde para avaliação e seguir as recomendações médicas porque pode ser dengue. O  coordenador do Programa de Arboviroses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, explica que a dengue é uma doença que pode evoluir com gravidade e levar à morte, por isso, é importante o acompanhamento médico adequado. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas: bingo clandestino é fechado pela segunda vez em uma semana

Polícia investiga desvio de medicamentos controlados no Hospital Samaritano, em Campinas

Justiça determina acolhimento de 104 gatos em Valinhos após risco de despejo  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.