CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campinas registra queda de alguns tipos de crimes em março, segundo SSP

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram que Campinas registrou queda nos principais índices criminais, como homicídios, estupros e roubos. De acordo com os números da SSP,

Campinas registra queda de alguns tipos de crimes em março, segundo SSP
Foto: Pexels

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram que Campinas registrou queda nos principais índices criminais, como homicídios, estupros e roubos.

De acordo com os números da SSP, Campinas registrou em março uma queda de 46,6% no número de vítimas de homicídios dolosos. Foram oito pessoas assassinadas no mês, contra 15 do mesmo período do ano anterior.

No trimestre, o levantamento mostra uma redução de 23,6% nas vítimas de homicídios dolosos na cidade – foram 29 em 2023, e 38 entre janeiro e março de 2022.

Já em relação ao latrocínio, que é o roubo seguido de morte, não houve casos em março.

De acordo com o balanço, em março a metrópole contabilizou 28 ocorrências de estupro em geral. O total representa uma redução de 9,6% nos registros em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 31 casos notificados na Polícia Civil.

Desse total, 20 casos de abusos envolviam vulneráveis (menores de 14 anos ou pessoas com deficiência) – em março de 2022, foram 24 ocorrências.

No trimestre a queda é de 5%. A Polícia Civil recebeu 80 denúncias entre janeiro e março de 2022, enquanto nos primeiros três meses de 2023 foram registrados 76 casos.

Entre os chamados crimes contra o patrimônio, o roubo, crime que ocorre mediante ameaça ou violência contra a vítima, também apresentou redução em Campinas no mês de março.

A maior variação foi nos casos envolvendo roubos de carga, que tiveram queda de 58,8%.

Por outro lado, os furtos tiveram um aumento significativo, de 15,6%, na comparação com março de 2022. Os 1.673 boletins de ocorrência representam uma média de um caso a cada 26 minutos. É o maior número de ocorrências de furto para março em Campinas desde 2015.

Segundo a Polícia Civil, 80% dos casos são considerados pequenos furtos, muitos relacionados a objetos pessoais, principalmente celulares, em crimes realizados por dependentes químicos que buscam na criminalidade uma forma de sustentar o vício.

Os dados ajudam a iluminar ações futuras, mas o trabalho de combate inclui o alerta à população.

Compartilhe

Conteúdos