Campinas tem 11 crianças em fila de espera por leitos pediátricos

Foto: Prefeitura de Campinas/Divulgação

Mesmo com o anúncio feito à CBN Campinas pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, de que o Hospital de Clínicas da Unicamp vai abrir 12 novas vagas de enfermaria infantil, o sistema segue sobrecarregado.

O aumento de casos de síndromes respiratórias fez com que ao menos 11 pacientes aguardem por vagas em UTIs pediátricas, e outras cinco por vagas em leitos de enfermaria.

Todas estão sendo atendidas em chamados leitos de retaguarda.

A pressão por leitos para crianças com doenças respiratórias é grande em toda a rede de saúde.

No Hospital PUC-Campinas, houve aumento de 80% nas indicações por UTI pediátrica em março, e a taxa de ocupação ficou em 95%.

Já no Hospital Irmãos Penteado, que conta com 20 leitos, sendo 10 de enfermaria e 10 de UTI, o número de consultas no setor de pediatria chegou a 3 mil apenas em abril.

Dados da secretaria de Saúde mostram que tanto nos hospitais públicos quanto particulares de Campinas, o número de crianças internadas na primeira semana de abril por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é mais que o dobro do início de fevereiro.

A vacinação contra a Covid e contra a gripe, que começa na próxima segunda, é apontada como fundamental para reduzir casos graves das doenças

Em Campinas, ao contrário de outros anos, não haverá escalonamento entre os grupos prioritários. Ou seja, todo o público-alvo poderá procurar pelas doses a partir do primeiro dia.

São eles: idosos, crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com doenças graves (com doenças crônicas), profissionais de saúde e professores.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.