Representantes do governo estadual estiveram em Campinas na tarde desta terça-feira para uma reunião pra falar sobre o Trem Intercidades que deve ligar a RMC à Capital Paulista. Se tudo der certo, a primeira operação será em 2029.
Participaram da comitiva O secretário de transportes metropolitanos Marco Antonio Asslavi, o secretário de parcerias em investimentos Rafael Benini, entre outros. Eles vieram de São Paulo até Campinas em um vagão do Expresso Turístico pelo traçado que em breve receberá o Trem Intercidades (TIC). A viagem durou aproximadamente três horas já que foram feitas algumas paradas e o vagão não veio em uma velocidade usual.
O leilão deve acontecer em novembro e a previsão é de, se não houver atrasos, o trem metropolitano chegue a Campinas em 2029 e o trem expresso em 2031.
O edital com as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional foi publicado na semana passada. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões. Após o edital haverá um prazo de 240 dias para recepção de propostas e a realização do leilão está marcada para 28 de novembro.
Serão ofertados três serviços: a linha 7 – Rubi, atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí. O Trem Intermetropolitano (TIM) que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
E o Trem Intercidades (TIC), opção expressa, com percurso total de 96 km que terá duração de aproximadamente 1h entre a capital e Campinas. A tarifa da linha 7 não será alterada, seguindo a política tarifária do estado. Já as passagens para o trem expresso (TIC) custarão em torno de R$64,00.
Ao ser questionado sobre as garantias de que o projeto vai finalmente sair do papel, o secretário Rafael Benini disse que desta vez existe no Palácio dos Bandeirantes um governo comprometido com o transporte ferroviário.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que a cidade colaborará com o projeto promovendo a revitalização da região da Estação Cultura. Falou também que nas próximas semanas serão anunciadas novidades para a região da Estação, que será a principal parada da cidade.