Engolir drogas para transporte é perigoso e mais comum do que se pensa

Foto: Polícia Federal

A operação Body Packing, da Polícia Federal, que busca desarticular quadrilhas que recrutam pessoas para engolir e transportar altas quantidades de droga para fora do país, é apenas uma parte do problema.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, o Ciatox, da Unicamp, atende a muitos outros casos de pessoas que chegam até em overdose para atendimento especializado. O coordenador-executivo do Ciatox, José Luiz da Costa, afirma que é uma tática para se levar entorpecentes a presídios, com altíssimos riscos à saúde.

Drogas como a cocaína, principalmente, podem levar à morte a pessoa que a engole em grandes quantidades, quando atingem estômago ou intestino. Mas o coordenador do Ciatox alerta sobre as drogas sintéticas, que são utilizadas da mesma maneira pelo tráfico e muitas delas ainda nem têm os efeitos conhecidos.

Segundo o médico, dependendo da quantidade ingerida de entorpecentes, nem sempre é possível salvar o paciente, mesmo fazendo a retirada da substância de dentro do organismo por meio de cirurgia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas confirma mais quatro mortes causadas pela gripe

Feira Livre de Artur Nogueira terá vacinação contra a gripe nesta quarta-feira

Valinhos inicia mudança de secretarias para novo Complexo Administrativo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.