CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundação Pró-Sangue faz alerta para doação antes de vacinação contra gripe

A Fundação Pró-Sangue, que atua em todo o Estado de São Paulo, faz um alerta para que as pessoas interessadas em doar sangue façam isso antes de tomar a vacina

Fundação Pró-Sangue faz alerta para doação antes de vacinação contra gripe
Foto: José Fernando Oura/AEN/Divulgação

A Fundação Pró-Sangue, que atua em todo o Estado de São Paulo, faz um alerta para que as pessoas interessadas em doar sangue façam isso antes de tomar a vacina contra a gripe.

O motivo é o tempo de espera necessário para que a pessoa possa fazer a doação. O protocolo de triagem dos candidatos determina que, quem se imunizou contra a gripe, tem que esperar 48 horas para fazer a doação.

Se tiverem reação ao imunizante, devem aguardar o término dos sintomas.

A doação de sangue também é afetada pela dose de reforço da covid-19. Quem se imuniza tem que ficar de 48 horas a até sete dias, conforme o fabricante, de “resguardo”.

O apelo para a doação antes da vacinação acontece porque os estoques da fundação estão com menos de 35% da capacidade.

A Fundação Pró-Sangue tem seis unidades em São Paulo, além do Hemocentro de Campinas, São José do Rio Preto, Botucatu, Marília, Ribeirão Preto, Bauru, Sumaré e Piracicaba.

Em Campinas, dos oito tipos de sangue estocados, cinco estão em níveis de alerta. Dois estão estáveis, e um em estado crítico.

Conteúdos