As fortes chuvas que atingiram Campinas nos últimos meses causaram muitos problemas de infraestrutura na cidade, principalmente nas pontes que ligam diversas áreas de toda a região.
Uma das mais atingidas foi a ponte que liga Campinas a Monte Mor. A cabeceira da ponte para quem segue no sentido Monte Mor não existe mais. No sentido oposto, um grande buraco também foi aberto por conta da força das águas. Os moradores chegaram a improvisar uma passarela para pedestres já que a estrutura faz muita falta para o trânsito local.
De acordo com o secretário de infraestrutura da cidade, Carlos José Barreiro, uma obra deve ser realizada no local para reconstruir a passagem. Toda a ação deve durar cerca de quatro meses.
As pontes da rua Bortolo Martins, Chácara Belvedere e na Marco Grigol, todas no distrito de Barão Geraldo, também vão passar por esse processo de reconstrução. Segundo o secretário, ao todo, é um conjunto de seis travessias que serão reformadas.
Na rua Bortolo Martins, uma das principais ligações do bairro Guará com o Village Campinas, Bosque das Palmeiras e SP-340, os trabalhos de topografia já começaram. Um buraco abriu em uma das laterais da estrutura e foi sinalizado pela Emdec. Porém, o local oferece riscos para os pedestres.
Já na Chácara Belvedere, está prevista a execução de limpeza e estabilização das margens e obras de contenção. Parte das estruturas de segurança das laterais está danificada.
Por fim, a Marco Grigol está interditada. Por conta disso, o trânsito na Estrada da Rhodia tem sido intenso nos últimos meses. A estrutura que existia na rua Marco Grigol foi carregada pelas chuvas do dia 19 de janeiro.
De acordo com a prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo vai transferir recursos para a obra de reconstrução da ponte, que liga a estrada da Rhodia ao condomínio Belvedere.