Projeto Égide prevê instalação de câmeras e psicólogos nas escolas

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

A Estratégia Integrada Contra Incidentes em Escolas, chamada de ‘Projeto Égide’, fará ações preventivas nas unidades de Campinas para proteção dos alunos e promoção de uma cultura de paz. O secretário da Educação, José Tadeu Jorge; anunciou que o prefeito Dário Saadi vai enviar um projeto de lei à Câmara Municipal para a contratação de psicólogas escolares, e também de assistentes sociais, para ajudar em duas frentes essenciais no combate à violência escolar: a saúde mental dos alunos e a realidade social de cada um. De acordo com o prefeito, algumas escolas terão prioridade.

As ações preventivas incluem também investimento em tecnologia, com a compra e instalação de 4.089 câmeras de vigilância nas 208 unidades municipais de ensino, que deve ocorrer até o segundo semestre, além de campanhas de prevenção contra bullying, racismo e intolerância à diversidade no ambiente escolar. O projeto será implantado gradativamente a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de abril.

O combate às fake news de ataques em escolas de Campinas também está na mira do Projeto Égide. Na semana passada, o recém-criado Comitê de Gestão Integrada para a Cultura de Paz, que integra as polícias civil, militar e federal, além da Prefeitura e da Guarda de Campinas, identificou 78 denúncias falsas de ataques. Nesta semana, adolescentes e crianças que iniciaram esses boatos nas redes sociais foram chamadas com os pais e responsáveis para prestar depoimentos à Polícia Civil e ao Ministério Público, segundo o Diretor do Deinter-2, Fernando Manoel Bardi.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas: bingo clandestino é fechado pela segunda vez em uma semana

Polícia investiga desvio de medicamentos controlados no Hospital Samaritano, em Campinas

Justiça determina acolhimento de 104 gatos em Valinhos após risco de despejo  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.