Com a baixa procura do público-alvo pela vacina bivalente contra a covid-19, que também protege contra casos graves da variante Ômicron, o Programa de Imunização da Prefeitura de Campinas não descarta liberar a dose de reforço para pessoas abaixo de 60 anos.
O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde do município e dentro do prazo de validade. Para não haver desperdício, a coordenadora do programa, Chaúla Vizelli, afirma que a possível ampliação do público está em estudo.
O painel covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta apenas um caso grave da doença em Campinas desde a última segunda-feira, dia 26 de março. Mas a coordenadora do Programa de Imunização alerta sobre a importância de se diminuir os perigos de todas as variantes com a vacina bivalente.
As doses para vacinação de crianças também estão disponíveis. O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Saúde contabiliza 52 crianças internadas em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Já o Painel aponta que todos os 28 casos de covid-19 registrados na última semana, incluindo um grave, são de pessoas acima de 60 anos, que tem apenas 37% de cobertura vacinal do público-alvo já imunizado com a bivalente.