A profissão de técnico de enfermagem é a que mais registrou acidentes de trabalho em Campinas em 10 anos, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
O levantamento considera os dados de 2012 até 2022 e se refere apenas aos funcionários que têm registro.
Segundo o balanço, foram registrados em Campinas 4 mil acidentes de trabalho envolvendo técnicos de enfermagem, o que representa 8% do total de 58,3 mil ocorrências.
As funções de faxineiro (6%), coletor de lixo domiciliar (5%), alimentador de linha de produção (3%) e cozinheiro geral (3%) completam a lista dos cinco cargos com mais casos.
Falando dos dados de 2022, especificamente, o cenário não muda, segundo o Ministério Público do Trabalho. Os técnicos em enfermagem são os que mais se acidentam.
Para o MPT, o número maior de registros de acidente é observado em segmentos onde há formalização de contratos de trabalho, e que, por consequência, emitem corretamente o Comunicado de Acidentes de Trabalho (CATs)
Além disso, outra razão apontada é um déficit de atenção à saúde e segurança do trabalho e de implementação de medidas efetivas de prevenção, coletivas ou individuais.