A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quarta-feira, duas mortes por Febre Maculosa. Trata-se de um homem de 47 anos e uma mulher de 62 anos. De acordo com informações da pasta, são os únicos casos da doença neste ano no município. Em 2022, foram 11 casos, com sete mortes.
Segundo informações da administração, o homem morava no Parque Jatibaia. O local provável de infecção é a área do Rio Atibaia, no distrito de Sousas. Ele teve os primeiros sintomas em 28 de janeiro e morreu em 3 de fevereiro passado.
Já a mulher, morava no Jardim Sorirama e o local provável de infecção está em investigação. Os sintomas começaram em 16 de abril e ela acabou morrendo no dia 23 do mesmo mês.
A prefeitura informou que programou diversas ações de prevenção à doença para este mês. No próximo dia 11, está prevista uma ação educativa nas lagoas do Taquaral e do Mingone.
Em 2022 foram feitas mais de 150 ações com a população, setores da educação e redes de saúde pública e privada.
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado.
Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.