Após o fim do primeiro quadrimestre de 2023, o panorama dos setores da indústria e do comércio não é bom, de acordo com o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Rafael Cervone.
Segundo ele, ambos seguem patinando economicamente. O único setor que vem apresentando uma melhora é o de serviços. Porém, o presidente explica que esse foi o setor mais afetado durante a pandemia, fazendo com que ele cresça em meio a uma base fraca.
De acordo com Rafael Cervone, para que a situação não piore, a única opção do Brasil é o crescimento. E para isso é necessário que haja um planejamento a longo prazo que, principalmente, não sofra alterações no meio do caminho.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC), por se tratar de um polo tecnológico muito forte, pode acabar ajudando, principalmente o setor industrial, no desenvolvimento econômico do país.
Por fim, o presidente informou que esteve em reunião com o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, e outros senadores, para discutir os próximos passos, expor as ideias dos empresários e tentar melhorar a situação do setor industrial.