CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro laudo mostra que menos árvores do Bosque precisam ser removidas

Um laudo encomendado pela Comissão de Arborização da Câmara de Campinas identificou que a quantidade de árvores que precisam ser removidas do Bosque dos Jequitibás é menor do que o

Outro laudo mostra que menos árvores do Bosque precisam ser removidas
Foto: Arquivo CBN

Um laudo encomendado pela Comissão de Arborização da Câmara de Campinas identificou que a quantidade de árvores que precisam ser removidas do Bosque dos Jequitibás é menor do que o apontado pela prefeitura.

O Departamento de Parques e Jardins informou que eram 108 árvores que deveriam ser removidas por risco de queda; mas, o laudo pedido pela Câmara aponta que são 75 com real necessidade de remoção.

A diferença está entre as espécies vivas presentes no Bosque. O chamado contralaudo aponta que 33 das 80 árvores vivas condenadas pela prefeitura podem ser mantidas, desde que algumas medidas sejam tomadas, como a colocação de suportes, placas de educação ambiental, e avaliações feitas a cada três anos ou no momento em que se perceber alguma alteração inesperada.

Outra medida é o fechamento da “trilha da figueira”, que liga a Grande Figueira na entrada do Bosque até o Museu de História Natural, e realizar a restauração desta área com o plantio de mudas de árvores nativas;

Por outro lado, os dois estudos concordam que 28 árvores mortas precisam ser removidas.

A Secretaria de Serviços Públicos disse que não teve acesso ao novo documento e que o laudo do DPJ é assinado por engenheiros agrônomos, biólogos e engenheiro florestal.

Compartilhe

Conteúdos