Morre jovem que teve 50% do corpo queimado após explosão de tacho em Santa Bárbara D’Oeste

Foto: Reprodução/Facebook

Será sepultado no Cemitério Parque dos Lírios, em Santa Bárbara  D’Oeste, nesta sexta-feira, o corpo de Higor Francisco, 27 anos. Ele estava internado no Hospital Irmãos Penteado, em Campinas, desde a noite da última quarta-feira.

No último dia 27 de abril ele sofreu um acidente ao tentar acender uma churrasqueira de tacho que acabou explodindo e ele teve 50% do corpo queimado. No mesmo dia, acabou encaminhado à Santa Casa da cidade, onde ficou aguardando uma vaga para algum hospital especializado em queimados.

Ao g1 Campinas, a irmã de Higor, Beatriz Francisco, disse que a vaga no Irmãos Penteado já na noite desta quarta-feira, só foi conseguida depois de a família acionar a justiça. O jovem, no entanto, sofreu paradas cardíacas logo depois e não resistiu.

Procurada, a  Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lamentou profundamente o falecimento do paciente e se solidarizou com seus familiares. A Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) auxiliou na regulação do paciente para o Hospital Irmãos Penteado, referência para atendimento de queimados em Campinas.

A Secretaria disse ainda que uma transferência não depende exclusivamente de disponibilidade de vagas, mas também de quadro estável que permita o deslocamento a outro serviço de saúde sem riscos ao paciente.

A Cross possui um sistema on-line que funciona 24 horas por dia e busca vagas disponíveis em diversas unidades de saúde (não apenas nos hospitais estaduais) na região de origem do paciente e com disponibilidade e capacidade para atender cada caso, priorizando os mais graves e urgentes. 

A Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste também foi procurada e informou também em nota que tudo que estava ao alcance da gestão municipal, com atendimento em leito de UTI, foi oferecido ao paciente.

Prontamente foi solicitada vaga em unidade especializada de queimados via CROSS. Assim que a vaga foi disponibilizada pelo Governo do Estado e assim que o paciente apresentou condições estáveis para a transferência, ele ocorreu. Porém, ao chegar à unidade de referência em Campinas, o paciente não resistiu e faleceu.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

25 bairros de Campinas estão com alto risco de transmissão de dengue; saiba quais

Preso, vereador de Piracicaba passa por audiência de custódia nesta sexta-feira

Piracicaba lança teleconsultas pelo aplicativo Pira SUS Digital

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.