MP questiona Rede Mário Gatti sobre terceirização de UPAs

Foto: Guilherme Pierangeli

O Ministério Público de São Paulo enviou um ofício à Rede Mário Gatti questionando sobre as terceirizações na prestação de serviços em três Unidades de Pronto Atendimento, além dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.

A apuração é conduzida pelo promotor de Justiça Daniel Zulian e tem dois focos:

Primeiro, os contratos firmados desde o ano passado entre a autarquia e a Associação Beneficente Cisne, que passou a ser responsável pelo fornecimento de recursos humanos nas UPAs Anchieta, Campo Grande e São José

Segundo, o acordo entre a rede e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) para manter profissionais de diversas funções nas UPAs e nos dois hospitais que atendem pelo SUS Municipal.

Foi dado um prazo de 20 dias para que a prefeitura encaminhe os esclarecimentos, além de cópias dos contratos.

O promotor também incluiu no pedido esclarecimentos sobre “reclamações sobre aumento na demora para atendimento” nas UPAs, segundo pacientes.

Cada contrato da Rede Mário Gatti com a Associação Cisne tem duração de dois anos. No ano passado, o processo começou com a UPA do Campo Grande. Quase um semestre depois, a UPA do São José também passou a ter os recursos humanos administrados pela Cisne. E, neste ano, a UPA do Padre Anchieta também passou a ter o trabalho feito pela entidade.

A gestão das três UPAS e dos hospitais permanecem com a Rede Mário Gatti.

Em nota, a Rede Mário Gatti destacou que todas as informações solicitadas pelo MP serão encaminhadas dentro do prazo estabelecido.

Sobre o tempo de espera dos pacientes nas UPAs, a autarquia alegou que a percepção dos gestores dela é de que “tem ocorrido redução significativa” após mudanças implementadas nas unidades.

Sobre o acordo com o Cejam, a rede alegou que o contrato foi feito por meio de licitação para preencher postos de trabalho de profissionais que estão se aposentando ou com contratos temporários, de forma a evitar risco de desassistência aos pacientes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec realiza operação de trânsito para o Pedala Campinas na Lagoa do Taquaral

Artur Nogueira inicia obras de recapeamento em ruas e avenidas da cidade

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.