Ouça ao vivo

Novos leitos no Hospital Estadual de Sumaré são de enfermaria, não UTI

Foto: Felipe Pereira

A abertura oficial de 10 novos leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré deve ser uma das soluções para evitar uma nova crise no atendimento de crianças na região de Campinas.

É assim que o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, e o governador em exercício, Felício Ramuth, consideram a ampliação do espaço, que já existia antes no hospital, e que foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos. O investimento foi de R$ 3,1 milhões.

Com os novos leitos, a expectativa é que 500 cirurgias pediátricas possam ser feitas por ano no hospital. Uma expansão que foi reforçada mais de uma vez pelo vice-governador durante a entrevista coletiva.

Só que, mesmo essa abertura pode não resolver totalmente um outro problema, o das Unidades de Terapia Intensiva.

Após o fechamento de leitos na Maternidade de Campinas por questões que acabaram se mostrando mais políticas do que práticas, a situação ficou mais latente. Doze leitos chegaram a ser abertos no Hospital de Clínicas da Unicamp. A crise passou, mas o inverno está chegando, o que pode representar um aumento de casos que necessitam de internação especializada.

Felício Ramuth disse que avalia a possibilidade de investir na reforma de hospitais que tem estrutura, segundo ele, para receber novos leitos de UTI.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Termina nesta sexta o prazo para se inscrever no Prouni

Nesta sexta-feira (26) termina o período de inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2024. A edição oferece quase 244 mil bolsas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site do portal único de acesso ao ensino superior.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.