As estações de tratamento de água (ETAs) 3 e 4 da Sanasa, terão a operação paralisada neste domingo, das 4h às 10h, para a instalação de comportas. Segundo a autarquia, o fornecimento de água ao longo do dia pode ser prejudicado em toda a cidade de Campinas.
Atualmente, as ETAs atuam de forma conjunta. Com a instalação das comportas, elas passarão a operar separadamente, ou seja, em caso de, eventualmente, uma apresentar problema, a outra continuará em operação sem afetar o fornecimento de água para a cidade. Os estabelecimentos de saúde terão atendimento prioritário.
Atualmente, os 73 reservatórios de água espalhados por Campinas armazenam 140 milhões de litros de água e continuarão o fornecimento normalmente no domingo. Mas a Sanasa pede para que a população use água de forma racional durante o período de paralisação das ETAs, principalmente não lavando quintais, calçadas e carros.
De acordo com a autarquia, os imóveis que têm caixa d’água com reserva para ao menos 24 horas, não deverão sentir qualquer impacto. Mesmo assim, a Sanasa recomenda a reserva antecipada de água, e destaca que as caixas devem permanecer com telas e vedadas para evitar que se tornem criadouros do mosquito da dengue.
Após o término do serviço, as estações voltarão a funcionar normalmente e a distribuição será retomada de imediato.